Paideia como Paidia

Paideia como Paidia
com André Luiz Peixoto Duarte

6º Workshop jogos na sala de aula

06 de junho, às 17:00
no IFCS – UFRJ
sala 314

O WORKSHOP JOGOS NA SALA DE AULA oferece conceitos e ferramentas para o uso e o desenvolvimento de jogos na sala de aula em seus diversos aspectos.

PÚBLICO ALVO: Professores, Educadores, Coaches e Universitários que lidam com a educação e/ou treinamentos.
DURAÇÃO: 4 horas.

PROGRAMA do WORKSHOP JOGOS NA AULA:
Parte teórica:
1) Fundamentação legal para o uso de jogos na sala de aula
2) Jogos como ferramentas didáticas
3) Gamificação da aula
4) Conteúdos com jogos.
Parte prática:
1) Tipos e ​classificação de jogos
2) Criação de jogos
​3​) Mecânicas de jogos
​4​) Adaptação de jogos pre-existentes

Minicurso : Reconhecimento enquanto lugar do encontro. Introdução ao pensamento ético-político de Charles Taylor

l1070315xReconhecimento enquanto lugar do encontro 
Introdução ao pensamento ético-político de Charles Taylor
 
Professora Taís Pereira (PPFEN, CEFET/RJ).
Dias 21/9, 28/9 e 05/10
das 18h às 21h
na Sala Multimídia da Biblioteca Central da Unirio
UniRio 
Av. Pasteur, 458
Organização:
Projeto de Extensão Filosofia na Sala de Aula (Unirio)
Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim (LEFGB-UFRJ)
Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET)
Não é preciso inscrição.
Programa em anexo.
Maiores informações: pereira_tais@yahoo.com.br

Reforma do Ensino Médio

O MEC está elaborando uma nova proposta curricular (base curricular nacional) para a Educação Básica, que pretende integrar as disciplinas por áreas, de acordo com os princípios das novas Diretrizes Nacionais. Um dos princípios fundamentais dessa proposta é o estímulo à educação integral, que está sendo implementada em projetos como o Mais Educação e o Ensino Médio Inovador.

O LEFGB chama a atenção para o site do MEC onde se encontram os documentos que precisam ser conhecidos pelos professores do Ensino Médio e licenciandos de filosofia:

Parecer CNE/CEB nº 7/2010, aprovado em 7 de abril de 2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovado em 5 de maio de 2011 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

• Ensino Médio Inovador:

Seminário

Documentos

Plano Nacional de Educação.

PIBIC-EM

O LEFGB deu início, agora em abril, ao projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio, voltado para alunos do Ensino Médio e que tem como tema de pesquisa os conteúdos curriculares da filosofia no ensino médio. Bolsista: Filipe Tomé, do Colégio Pedro II.

Ciclo de conferências sobre Filosofia e Educação – 2013

Ciclo de conferências sobre Filosofia e Educação
Prof. Hubert Vincent
de 18 a 20 de abril de 2013

O Ciclo de Conferências do Prof. Hubert Vincent no Rio de Janeiro, contou com a participação de mais de 40 educadores/as, estudantes e professores/as interessados/as em discutir questões atuais da filosofia, do ensino de filosofia e da educação. Deixamos aqui nosso agradecimento ao Prof. Vincent e a todos/as que ajudaram na realização do evento.

QUINTA-FEIRA – 18 de abril
« Filosofia Francesa : uma experiência, uma herança »
Local: PROPED-UERJ, de 9h às 12h. Rua São Francisco Xavier, 524 Grupo 12.037-F

SEXTA-FEIRA – 19 de abril
« Educação, Filosofia e Estruturas da experiência »
Local: IFCS – Largo do São Francisco s/n. 3º andar, Sala Celso Lemos, às 17h.

SÁBADO – 20 de abril
« Um conceito fundamental da pedagogia : a via indireta ou o desvio »
Local: Museu de Arte do Rio (MAR-RJ), às 15h. Escola do Olhar, Praça Mauá nº 5, 2º andar. Centro.

Realização:
LEFGB-UFRJ (Laboratório de Ensino de Filosofia Gerd Bornheim-UFRJ),
PPGE-UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ),
PPGF-UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ),
NuFFC (Núcleo de Pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea – PPGF-UFRJ),
PROPED-UERJ (Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância da UERJ)
Parceria: MUSEU DE ARTE DO RIO

Cartaz